sábado, 13 de fevereiro de 2010

o casamento da minha mãe de Alice Vieira


Ficha técnica:
Título: O casamento da minha mãe;
Autora: Alice Vieira;
Editora: Editorial Caminho;
Ilustradora: Eveline Oliveira;
Número de páginas: 143;
Número de capítulos: 33;
Género: Infantil-juvenil/ficção;
Colecção: Obras de Alice Vieira.
categorias da narrativa:
Narrador: Participante e subjectivo;
Personagem principal: Vera;
Personagens secundárias e figurantes: Dona Elisa (ama); Senhor Fernandes (marido da dona Elisa), Duarte (amigo imaginário), Zé Lucas ( amigo imaginário), Lourenço (amigo imaginário), mãe, engenheiro (marido da mãe) e a mãe do engenheiro(que vai ser muito importante para a Vera perceber que amnhã é um novo dia, e que pode ser melhor).
resumo:
Esta história passa-se no casamento da mãe da Vera, enquanto ela está sentada numa cadeira e a lembrar-se de como é a sua vida em casa da dona Elisa. A Vera nasceu quando a mãe estava a iniciar a sua carreira de modelo, então a Vera foi viver para casa da dona Elisa e do senhor Fernandes, que entretanto morre. Vera não tinha muitos amigos então inventou a avó o Duarte, o Zé Lucas e o Lourenço para se sentir melhor, escrevendo-lhes cartas e inventar outras a fingir que tinham sido eles que lhe mandaram. Mas no fim do casamento a Vera percebe que a vida pode sempre mudar.
nota:a imagem foi tirada do site da editorial caminho.

27 comentários:

  1. eu tenho 15 anos, acham que sou mt novo para ler este livro???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não porque eu tenho 12 anos ja estive a ler este livro

      Eliminar
    2. O livro é recomendado para o 2° ciclo

      Eliminar
  2. sim acho que se leres este livro seras um pouco infantil

    ResponderEliminar
  3. ola o meu nome é f _ l _ o d _ p _ t _.

    ResponderEliminar
  4. eu li e adorei acho que sem duvida devias ler, na minha opinião não é infantil!
    beijos!!! e obrigada por comentares!

    ResponderEliminar
  5. eu fiz um novo blog, porque deixei de conseguir escrever mensagens novas se quiserem ver este é o link: http://miniresumos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Leonor, li há pouco este livro para um trabalho da minha escola em que tinhamos de ler um livro da autora Alica Vieira. Pediram-nos também para fazer um resumo da história em que li no teu resumo que "A Vera inventa cartas do Zé Lucas, do Duarte e do Lourenço" mas eu não encontro nada no livro em que diga que as cartas foram inventadas. Explica me como achas que as cartas foram inventadas sff.

    ResponderEliminar
  7. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pq vc apagou o comen cabeça de rudia!!!!

    ResponderEliminar
  8. puta do caralho sua vaca de merda lavame essa boca fechame essas pernas estas muito enganada

    ResponderEliminar
  9. ola acabaei de ler o livro e gostei e do teu nmini resumo tb

    ResponderEliminar
  10. Esta muito bem feito o resumo ,tens mt jeito pra escreverr!

    ResponderEliminar
  11. gostei muito do livro aconselhoo

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito deste livro e ainda mais do teu resumo. Ajudaste-te a perceber ainda melhor a história. Obrigada e continua a escrever

    ResponderEliminar
  13. Acho que neste blog devia de haver mais indicações sobre o resumo do livro.
    Mas mesmo assim isto está fantástico.
    Ainda não li este livro mas estou a iniciar a leitura e para já, não vou mentir que nao estou a perceber muito do livro.

    ResponderEliminar
  14. deviam resumir tudo porra

    ResponderEliminar
  15. Gostei do mini resumo mas gostaria que pudesse aprofundar o final!
    Mas está muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem gostaria ke pudesse aprofundar o final mais um pouco

      Eliminar
  16. adorei o teu resumo ;) .

    continua a escrever não desistas do que mais gostas .

    ResponderEliminar