sábado, 13 de Fevereiro de 2010

o rapaz do pijama às riscas de John Boyne


Título original:the boy in the striped pyjamas
resumo:
O rapaz do pijama às riscas conta-nos a história de Bruno um rapaz alemão de 9 anos, que de repente tem de sair da sua confortável casa em Berlim para ir para uma casa horrível em Acho-Vil, sem os seus três amigos, só podia brincar com a Gretel, a sua irmã que, segundo ele era um caso perdido.
No primeiro dia Bruno vê da janela do seu quarto “uma quinta”( um campo de concentração) cheio de crianças e adultos. Bruno adorava explorar por isso, decidiu ir ver a quinta e falar com as crianças de lá, e é aí que encontra Shmuel, um rapaz de também nove anos de pijama às riscas, e assim se trava um amizade entre dois rapazes onde uma cerca dividi-os.
Certo dia o pai de Bruno diz-lhe que ele, a mãe e a Gretel vão voltar para a casa de Berlim, e Bruno não quer porque, isso significa separar-se do Shmuel, então vai contar que vai voltar para Berlim e Shmuel conta-lhe que o seu pai desapareceu. Bruno diz-lhe que na próxima manhã antes de partir vai ter com ele, passa para o outro lado da vedação e ajuda-o a encontrar o pai, assim seria a sua última aventura.
E assim foi, mas quando Bruno estava a preparar-se para ir para casa, chegam os guardas e mandam-nos para uma câmara de gás, que segundo o Bruno era uma sala quente para as pessoas se abrigarem da chuva (isto é para verem até onde vai a inocência de Bruno).
No final o narrador diz-nos que nunca mais ninguém ouviu falar do Bruno…
Agora também há a adaptação em filme, que na minha opinião está bastante fiel ao livro.
nota: a imagem foi tirada do site:farm4.static.flickr

108 comentários:

  1. adorei,o teu blogue, está fANTÁSTICO, TENS IMENSO GEITO PARA ESCREVER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tu! Não tens lá tanto "Geito"

      Eliminar
    2. Vocês não têm lá grande ortografia!!!

      Eliminar
    3. ui , "geito" tem de certeza xd AHAHA

      Eliminar
  2. li este livro e adorei, e muito giro!

    ResponderEliminar
  3. eu fiz um novo blog, porque deixei de conseguir escrever mensagens novas se quiserem ver este é o link: http://miniresumos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O resumo está mesmo muito bom!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. leonor(quem fez o blog)2 de Janeiro de 2011 às 10:36

    obrigada!!!!!!
    ainda bem que gostou, se quiser ver novos resumos pode ir a este blog http://miniresumos.blogspot.com, que eu fiz de novo porque deixei de conseguir postar aqui!

    ResponderEliminar
  6. tou a fazer um trabalho da escola e vou usar este resumo por que esta muito bom.
    obrigada

    ResponderEliminar
  7. Bom Resumo
    Muito bem apresentado
    Obrigado
    :)

    ResponderEliminar
  8. ainda bem que gostaram! e fico muito feliz, por ter vos sido útil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste mesmo útil para mim,pois vou ter um concurso de leitura sobre este livro e como não o encontrei em nenhuma biblioteca e não o tenho em casa, tive de vir ver resumos... Agradeço-te imenso! ;)

      Eliminar
  9. leonor(quem fez o blog) disse...
    obrigada!!!!!!
    ainda bem que gostou, se quiser ver novos resumos pode ir a este blog http://miniresumos.blogspot.com, que eu fiz de novo porque deixei de conseguir postar aqui!

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada ajudou-me bastante para o trabalho da escola

    Obrigada!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Eu acho o filme muito comovente porque na ultima parte do filme chorei.E tu não choras-te?

    ResponderEliminar
  12. tá uma merda este livro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó caralho, uma merda és tu.
      ainda não li este livro mas pelo resumo parece ser interessante.
      muito bom trabalho LEONOR.

      Eliminar
  13. Eu, também, concordo, tá uma merda, o livro e o filme, tal como o blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma merda és tu. Cala a boca, cheira mal por só falares merda.

      Eliminar
  14. Sei que cada pessoa tem as suas opiniões mas o filme de 1 a 10 (de votação) tem 8 e tal isto dito pelos juris esxperientes , por isso é um dos melhores filmes. Quanto ao blog gostei bastante! O livro estou a começar a ler e estou a gostar bastante mesmo! Acho que dizer que está uma merda é um pouco exagerado!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pouco??? É muito exagerado,até porque eles não sabem o que é um livro cheio de aventuras e ação,tabém que tem um lado triste , mas n deixa de ser mau , o livro está maravilhosamente bem escrito e bem composto , adorei o filme... E claro, também adorei o resumo , muito bem resumido :D

      Eliminar
    2. Cala te Oh parvalhao

      Eliminar
    3. Cala te Oh parvalhao

      Eliminar
  15. muito bom!!!
    aconselho a todos os meus amigos :P

    ResponderEliminar
  16. tenho que apresentar um trabalho na aula sobre este livro e vou usar este resumo muito obrigada

    ResponderEliminar
  17. LI O LIVRO, É MUITO BOM,O FILME É MARVILHOSO...ADOREI...O RESUMO ESTÁ MUITO BOM....
    VOU USAR PARA UM TRABALHO DE ESCOLA DO MEU FILHO....ELE TAMBÉM GOSTOU.RECOMENDO...
    OBRIGADO

    HA, OUTRA COISA....QUEM DIZ QUE É UMA MERDA,NÃO É CULTO E NÃO GOSTA DE LER...

    ResponderEliminar
  18. Esta muito bom!!
    E dizer qe esta um merda e um exagero~!!
    Obrigada ,bjs

    ResponderEliminar
  19. gostei de ler o livro, o blog ta mt bom, xD cumprimentos,

    a historia e uma grande verdade

    ResponderEliminar
  20. ah e dizerem q o livro e uma merda n interessa
    ha mt coisa q se diz q n e verdade

    ResponderEliminar
  21. Está muito bom o resumo.
    Parabéns.(:

    ResponderEliminar
  22. muito bom, tive que fazer um trabalho para a escola e graças ao blog consegui acaba-lo a tempo.
    obrigada (:

    ResponderEliminar
  23. Esta muito bom, parabéns (:

    ResponderEliminar
  24. muito bem resumido !!!!!
    Parabéns :)

    ResponderEliminar
  25. Gostei imenso de ler este livro e de ter tido a opurtunidade de ver o filme porque é diferente e muito original comparado com os outros filmes!
    O resumo está muito explícito e bem resumido.

    Gostei muito:)

    ResponderEliminar
  26. adorei o resumo deu-me muito jeito para a escola está muito fixe, e adorei ler o livro e ver o filme.

    ResponderEliminar
  27. adorei este livro porque ensinou-me a aprender mais e deu-me muito jeito para a escola!esta história está muito bem estruturada e muito bem organizada! :D

    ResponderEliminar
  28. o resumo está muito bom e foi-me bastante util. parabéns xD

    ResponderEliminar
  29. FIcou altamente o resumo ;-)

    ResponderEliminar
  30. está bom sim o resumo :)
    conta a história e ao mesmo tempo não deixa que seja contada!!
    precisava para um trabalho e como não tenho muito tempo para ler, ajudou! obrigada
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Muito bom , adorei este resumo e deu-me muito geito para apresentar na aula de português o livro...
    Está muito bem resumido,por isso dou os parabéns!

    Obrigada! Beijos.

    ResponderEliminar
  32. Ajudou-me imenso!!!
    Na escola tive que apresentar este livro, só que não o li todo por causa dos testes!
    Mas com o seu resumo poderei mostrar a história do "rapaz do pijama às ricas" aos meus colegas. MUITO OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  33. ADOREI O LIVRO ,E FIXE XD

    ResponderEliminar
  34. adorei o resumo, atraves dele consegui fazer um resumo mas com algumas palavras minhas pq a stora podia ir ver a net e dizia que eu tinha feito copy past mas deu me uma grande ajuda!!
    OBRIGADA!!! XD

    ResponderEliminar
  35. É muito giro o livro, gostei muito!!!!!

    ResponderEliminar
  36. bem nao só gosto deste blog mas tambem gosto muito do livro e do filme, achei-o emocionannte, obrigada por este resumo, deu-me imenso jeito...

    ResponderEliminar
  37. acho que e uma espriencia espatacular

    ResponderEliminar
  38. muito bom adorei tens imenso jeito para escrever

    ResponderEliminar
  39. vao todos para o pi....

    ResponderEliminar
  40. estou a fazer um trabalho da escola, e este rusumo esta a fazer-me muito jeito

    ResponderEliminar
  41. Está um resumo muito bom, e foi-me muito útil. É sem dúvida uma história cativante e que evedencia o valor da amizade. Está um Blog fantástico! Obrigada!

    ResponderEliminar
  42. Enfiem o livro nas nalgas!!

    ResponderEliminar
  43. paneleiros de merda esse livro é uma porcaria!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  44. Adorei o resumo, por acaso já tinha visto o filme, mas como não me tinha lembrado de grande coisa vim a este blog.
    Foi-me muito útil, Agradeço à pessoa que escreveu isto.

    ResponderEliminar
  45. precisava para um trabalho e tive muito bom , obrigado ! :D

    ResponderEliminar
  46. ainda nao acabei de ler este livro mas esta a prender me muito tem momentos de suspense tristeza e tambem de alegria e um livro muito giro.

    ResponderEliminar
  47. Obrigada ajudou-me para um trabalho da escola :)Valeu

    ResponderEliminar
  48. obrigadíssimo, deste-me uma grande ajuda pois eu tinha que ler este livro em um mês e eu não gosto de ler e eu tinha que tê-lo lido ate amanhã e como vês não conseguia portanto tive que vir ver resumos e o primeiro link que abri foi o seu e eu adorei obrigado

    ResponderEliminar
  49. odorei o livro bastante bonito e deu me jeito o resume.



    obrigado

    ResponderEliminar
  50. ajudome na escola obrigado parabens gostei ,gostei.

    ResponderEliminar
  51. Obrigada por teres escrito aqui o resumo do livro, assim já sei como vou ( mais ou menos ) fazer o resumo do livro. Eu já tinha assistido ao filme, e como achei muito emocionante, achei que seria bom ler o livro também. Comecei ontem e acabei hoje. Obrigada mais uma vez :)

    ResponderEliminar
  52. ainda bem que puseste aqui o resumo deste livro, ajudou-me num trabalho para a escola em que tinha-mos de resumir um livro... obrigada. :)

    ResponderEliminar
  53. Muito bom! Safou-me à grande não tem noção... Muito obrigado

    ResponderEliminar
  54. muito obrigado por este resumo esta muito bem e compreende-se na perfeição, ajudou-me muito para fazer aficha de leitura para a minha escola muito bem parabens

    ResponderEliminar
  55. muito obrigado por este resumo esta muito bem e compreende-se na perfeição, ajudou-me muito para fazer aficha de leitura para a minha escola muito bem parabens

    ResponderEliminar
  56. adorei foi me muito util

    ResponderEliminar
  57. não tem muita informação , mas sim esta Bom ,vai-me servir para apresentar perante minha turma xD, sim senhor , continua assim , obrigado :)

    ResponderEliminar
  58. adorei, eu acabei de ler e acho que vou ter uma boa nota !!!!!
    continua com o bom trabalho.
    e também espero que tu ,Leonor saibas que estás a ajudar muitas pessoas.
    :)

    ResponderEliminar
  59. é budéda fixe adorei pá

    ResponderEliminar
  60. você escreve muito legal e é bastante bonitinha e gatinha

    ResponderEliminar
  61. Adorei o blog deu-me imenso jeito obrigaga!


    ResponderEliminar
  62. mt bom xD usei este resumo para a minha ficha de leitura e tive muito bom nela

    ResponderEliminar
  63. odiei.....
    porque tem erros ortograficos.....
    ahahahahahahahahahahah.....
    clown.......
    aprende a escrever.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sacana este resuma é muito fixe queria ver se tu o consegias escrever

      ahhhhhhhhhhaahhhhhaahhhhh

      Eliminar
    2. Quem não sabe escrever és tu cabeça de corno

      Eliminar
  64. ta bue fixe o resumo...E N TA UMA MERDA!!!

    ResponderEliminar
  65. podem dizer que fazer resumos e um merda mas existem resumos e resumos e está confirmado que este resumo esta excelente parabéns!!

    ResponderEliminar
  66. uma merda são vocês .l.

    ResponderEliminar
  67. "dividi-os" os dividia...

    ResponderEliminar
  68. Tsunamiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    morre djiabooooooo, ahhhhhh gayyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    ResponderEliminar
  69. :o chocado com os comentários deste blogue...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te ohh palhaço se não tens nada de "geito" a dizer ficas calado!!!

      Eliminar
    2. Adorei o blogue continua assim Leonor

      Eliminar
    3. Essa leonor é a mais drogada destes todos quem é que ia ler um livro e fazer um resumo sobre um pijama as ricas??? Opá essa droga é da BOA!!!

      Eliminar
  70. não são 9 naos são 8 enganarão-se

    ResponderEliminar
  71. Adorei! Podes visitar o meu blog! criei-o ontem, pelo que ainda não vais lá encontrar nada de interessante! continua!
    http://viverdeleitura.blogspot.pt

    ResponderEliminar